Cóccix, vestígio de uma cauda?

Há entre os defensores do evolucionismo, os que acreditam na teoria do uso e desuso, que consiste em tentar explicar que órgãos que não são utilizado, ou que não apresentam uma função útil degeneram-se no processo de evolução da espécie. No caso do ser humano há dois supostos vestígios de estruturas que nossos ancestrais possuíam mas que se degeneraram com a nossa "evolução" por não apresentarem uma função útil. É o caso do Cóccix e do Apêndice do Intestino Grosso. Neste post irei falar sobre o Cóccix.


Bem o que é o Cóccix, é um conjunto de quatro vértebras soldadas entre si, localizadas abaixo do sacro e articulando-se com ele. Os ossos que compõem o Cóccix vão diminuindo de tamanho gradualmente da parte superior à inferior. Os que acreditam na evolução e nessa teoria do uso e desuso afirmam que o cóccix é um vestígio de uma cauda que apresentavam os nossos ancestrais, antes mesmo do surgimento do Australopitecus.

Existem casos na literatura da medicina de seres humanos que nasceram com "rabo",  porém a maioria dos casos se trata de uma falsa causa, composta de gordura, mas há os casos mais raros de uma cauda verdadeira, com músculos, nervos, cartilagens e ossos. Porém neste casos não ocorreu uma deformidade do Cóccix que acabou se transformando em uma cauda, pois o Cóccix permaneceu inalterável, portanto, essa teoria não é compatível quando a origem do Cóccix.



Outro detalhe que se trata da desmistificação de um mito, que aponta o Cóccix como uma estrutura de função desprezível, reforçando a tese de que seria um vestígio caudal, é que o Cóccix tem uma função muito importante. Ele serve para ligar o complexo de músculos do Assoalho Pélvico, muito importante para segurar a estrutura pélvica e os órgãos viscerais da pélvis e abdome. Essa estrutura muscular regula a saída de urina e fezes, funcionando como uma válvula, além de atuar também no ato sexual e nas mulheres, no nascimento do bebê. Os músculos se prendem por um lado no Púbis, e no outro lado se prendem ao Cóccix, além de nas laterais também se ligarem alguns músculos ao Íleo e ao Ísquio. Portanto o Cóccix tem sim uma função, e uma função muito importante. Portanto se seu professor de ciências ou biologia ensina que o Cóccix é um vestígio de uma causa que se perdeu na evolução, ele está equivocadamente errado, e está precisando estudar um pouco mais.



Comentários

Prof. Iza disse…
Parabéns pela matéria!
Alan disse…
Mais um criacionista vulgar escrevendo MERDA...

Postagens mais visitadas