Minha versão do logotipo da Record

 A Record TV mudou de logotipo em 2023, e passou a ser denominada apenas por Record. Confesso que o tal novo logo não me agradou, e o anterior já não tinha me agradado também. Foi então que comecei a ter a ideia de como seria um logotipo bacana para a Record.

Além disso, fiquei sabendo recentemente por um canal no YouTube, a TV Formosa, que a origem do nome da emissora se deve ao fundador da rádio Record ter uma loja de discos com o mesmo nome. Assim, a rádio tocaria as mesmas músicas que eram vendidas nos discos da loja. Depois de a estação de rádio ser vendida para Paulo Machado de Carvalho, este resolveu também adquirir uma concessão de TV, e assim fundou a TV Record, inspirada na rádio Record.

Mas bem, vamos para o logo. A ideia do novo logo da Record é que as arestas formassem um triângulo, símbolo este usado nos botões play de equipamentos e softwares que exibem mídias audiovisuais. Acredito que também seja uma referência ao app da emissora, o PlayPlus. Então o logo que eu iria fazer teria a mesma premissa. Também decidi utilizar as três cores que eram utilizadas no logo de 1990 até 2016, o vermelho, o verde, e o azul. Essas cores formam o sistema RGB, e da mistura delas formam-se as outras cores. É esse sistema utilizado na tela dos televisores até hoje! O interessante é que essas três cores já fizeram parte do logo da Record nos anos 70, quando era apenas tipográfico, e a "cor" de Re"cor"d possuía essa coloração.

Decidido o formato, as cores, e as referências históricas, na nova tipografia eu pensei em usar letras minúsculas, como a Globo fez, o SBT também utiliza, e outras emissoras estão passando a adotar. A tipografia deveria ser agradável, mostrando modernidade e leveza, com cantos arredondados. Bom, eu não criei uma tipografia, mas utilizei a fonte MADE Tommy Soft, que atendia ao que eu queria ver no logo.

Quando fiz o logo, decidi utilizar degradê nas cores, mas de forma mais suave possível, a fim de não fugir do minimalismo. Como eu utilizei as cores RGB como principais, decidi dar um leve toque com as cores CMYK: ciano, magenta e amarelo (yellow). O K vem de black, mas não o utilizei no logo, apenas na tipografia.

Como o log da Record News é baseado na emissora mãe, também fiz a versão do canal de notícias. Dessa forma os logo ficaram assim:

E abaixo as versões chapadas em 2D p&b e marca d'água






Comentários

Postagens mais visitadas